Thaís Helena de Syllos Cólus, que comandou em Uberaba a Livraria Alternativa Cultural por três décadas e hoje dirige a Inventaria de Ideias, é a homenageada do vereador Franco Cartafina (PHS) com o Título de Cidadania Uberabense. A solenidade será realizada pela Câmara de Vereadores no dia 1º de agosto de 2018, às 19h30, no auditório Esmeralda da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizado na avenida Frei Paulino, 30.
Thais nasceu em Pirassununga, no interior do Estado de São Paulo, onde viveu sua infância e adolescência. É a segunda filha de um casal de professores, Sérgio e Yvone. Sua irmã, Ilce Mara, é bióloga e também seguiu a carreira acadêmica. Thaís foi a única da família a frequentar as salas de aula somente como aluna, mas por inspiração principalmente do pai, professor de Língua Portuguesa, desde criança é apaixonada pelos livros e suas histórias. Sempre acreditou que bibliotecas, livrarias e bancas de revistas são lugares mágicos e sagrados que devem ser conservados e respeitados, embora reconheça que hoje o acesso ao conhecimento pode se dar também por outras formas.
Aos 18 anos foi estudar na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, onde se formou editora. Também foi aluna do curso de Português e Linguística, na mesma Universidade. Iniciou sua vida profissional como estagiária numa biblioteca e centro de documentação, e foi também vendedora num sebo de livros.
Era coordenadora Editorial na Editora Nobel quando decidiu, em 1984, deixar São Paulo para começar a vida de casada em Uberaba. A vontade de voltar ao convívio com os livros e sentindo que havia espaço para projetos de apoio à cultura local, em 1986 decidiu abrir, em sociedade com o seu pai, a Livraria Alternativa. A ideia era trazer para a cidade um novo conceito em varejo de livros. Durante 30 anos ofereceu à cidade seus serviços de livreira e produtora cultural.
Os bons momentos vividos na Alternativa – cercada pelo carinho e reconhecimento de seus colaboradores, clientes e fornecedores – somados ao incentivo dos muitos amigos que conquistou na cidade e aos aprendizados na Fundação Peirópolis, foram determinantes na construção de sua vida em Uberaba.
Essas e muitas outras experiências capacitaram-na para estar hoje na Inventaria, colaborando como gestora de ideias e de pessoas. Um novo jeito – ético, vanguardista e criativo – de viver tudo o que aprendeu a amar e a defender. Para ela, essa é a beleza da vida que se movimenta e se reinventa. O sentimento é o mesmo da sua chegada, há 34 anos: ainda há muito o que viver e aprender com a gente desta terra.