Em Minas Gerais, Uberaba é uma das duas cidades que recebem o projeto pela segunda vez 

 

O lançamento do Projeto Estação Juventude 2.0 é a consolidação de uma iniciativa que oferece oportunidades para os jovens adquirirem conhecimento por meio de oficinas que podem prepará-los para o mercado de trabalho. A avaliação é do vereador Franco Cartafina (PHS), autor da articulação política que resultou na conquista de recursos para a implementação do Projeto Estação Juventude, que tem continuidade com mais esta edição. Ele revela que apenas duas cidades em Minas Gerais, recebem o projeto pela segunda vez e Uberaba é uma delas.  “Através da nossa ação em Brasília conseguimos recursos para o projeto e que a cidade fosse contemplada novamente”, frisa. Acrescenta que a estimativa é atingir 3000 jovens ao longo de um ano e meio com as mais diversas oficinas. Explica que a ideia é preparar os jovens, que podem escolher as áreas de sua preferência para ampliar os conhecimentos na música, rádio, fotografia, webdesign, marketing, mídias sociais, oratória e liderança, empreendedorismo e outras, e terem a chance de criar uma habilidade específica, com muito aprendizado e enriquecimento das suas capacitações. “O objetivo é tirar o jovem que poderia estar na rua e dar oportunidade de uma oficina que vai agregar na vida dele e somar de forma positiva”, enfatiza.

Durante o lançamento nesta segunda-feira, 12, no Cemea Abadia, a superintendente de Políticas da Juventude, Rochelle Gutierrez Bazaga, explicou que Uberaba é uma das 28 cidades brasileiras a terem o Projeto 2.0 selecionado pelo governo federal. Em Minas Gerais, reitera que é uma das duas cidades que receberão o projeto pela segunda vez. Diz que esse resultado demonstra  que o trabalho foi bem feito no primeiro convênio.  Cita que serão 25 oficinas, sendo que 12 foram iniciadas nesta semana e as demais terão início em janeiro do ano que vem. Para fazer a inscrição, basta que os jovens de 15 a 29 anos compareçam ao Cemea com documentos pessoais RG e CPF, comprovante de residência e foto 3×4.

Rochelle comenta que a atuação do vereador Franco Cartafina foi fundamental, pois ele articulou politicamente. Na solenidade de lançamento, ela fez questão de agradecer ao parlamentar por ser um entusiasta, por sempre acreditar no trabalho da juventude e por liderar toda essa articulação.  Mais informações estão disponíveis na página do projeto: www.facebook.com/estacaojuventude.