No dia 04/06/2020, numa página recém-criada no Facebook, denominada “Muda Uberaba”, eu e o deputado estadual Heli Andrade fomos acusados de forma anônima e criminosa, de envolvimento com a Operação Monturo, da Polícia Federal, que investiga irregularidades no contrato de limpeza pública da cidade. Durante ou depois da ação policial, não houve qualquer referência a mim ou ao deputado Heli Grilo, evidentemente, porque não temos absolutamente nada que nos relacione com esta operação.

Percebemos que a intenção do idealizador desta postagem era gerar desgaste ao nosso nome, pois essa era a única postagem publicada, e que ganhou visibilidade por ser patrocinada, ou seja, paga afim de alcançar um número maior de usuários da rede social. Imediatamente, tomamos as providências judiciais contra o Facebook para retirar a publicação mentirosa do ar e informar o nome do responsável por ela.

O Poder Judiciário concedeu a liminar, e no dia 10/06/2020, para a nossa surpresa e decepção também, fomos informados que o responsável pela página e por esta FAKE NEWS era o vereador Thiago Mariscal, conforme documento abaixo:

Recorremos as autoridades policiais competentes e registrei uma queixa-crime na Delegacia de Polícia pelos crimes de injúria e difamação.

No dia 16/06/2020, numa publicação no Facebook, o vereador Thiago Mariscal confessa ser o criador da página e da postagem mentirosa e volta a nos atacar, reafirmando as mesmas acusações anteriores.

Como se pode observar no documento abaixo, emitido pela Polícia Federal no dia 15/06/2020, não há qualquer investigação naquele órgão que envolva o meu nome e o do deputado estadual Heli Andrade.

Tenho pouco mais de sete anos de vida pública, duas eleições para vereador, uma para deputado federal, sem qualquer fato que me desabone, tendo a consciência absolutamente tranquila quanto a lisura de minha conduta e jamais vou permitir que acusações sem provas e levianas prosperem com objetivos escusos e de forma traiçoeira.

Levarei ao conhecimento do delegado responsável as novas acusações sofridas, para que sejam juntadas ao inquérito policial, e tomarei outras providências para a prevalência da verdade e proteção da minha honra.

Permaneço confiante na justiça e fiel aos meus princípios de honrar a minha escolha para representar Uberaba e nossa região na Câmara Federal.

Atenciosamente,

Franco Cartafina
Deputado Federal