Somando esforços para reduzir os gastos dos mineiros, o Deputado Federal Franco Cartafina, se une as outras autoridades na cobrança pela retirada da bandeira tarifária de escassez hídrica. Se posicionando totalmente contra a manutenção da tarifa anunciada hoje pelo Governo Federal, o deputado encaminhou ofício ao Ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima Albuquerque e também a Daniel Pepitone, Diretor Geral da Agência Nacional e Energia Elétrica – ANEEL.
No documento, o deputado lembra que em Minas Gerais, desde o dia 12 de janeiro, conforme dados do Boletim da Coordenadora Estadual de Defesa Civil, 341 municípios decretaram situação de emergência por conta das chuvas. “Desde outubro de 2021, são 3.992 pessoas desabrigadas, 24.610 pessoas desalojadas e 24 óbitos. Ao somar os efeitos da pandemia da Covid-19 a estas tragédias naturais, os mineiros estão submetidos a uma situação de suplício com esta cobrança, que não cabe mais, principalmente se colocado em perspectiva à realidade do restante do país”, destacou.
A bandeira tarifária representa um aumento médio de 6,78% na conta de luz dos clientes residenciais do país, o que corresponde a R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos, cerca de 50% a mais do que a bandeira vermelha patamar dois. “A suspensão da cobrança desta bandeira tarifária trará justiça social e econômica, ao bem-estar social e preconiza a natureza humanitária do pedido”, finalizou.