As casas do Parque dos Girassóis IV serão finalizadas em Uberaba – MG. A liberação do último aporte financeiro para a retomada das construções, no valor de R$ 9 milhões, foi anunciada na manhã desta terça-feira (1º) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, ao deputado federal Franco Cartafina (PP/MG). Ao todo, 490 famílias serão contempladas com a entrega do conjunto habitacional.

“Por solicitação da Cohagra, desde o início do mandato estamos trabalhando dentro do Ministério e da Secretaria Nacional de Habitação para a conclusão dessas unidades. Foram inúmeras reuniões online e todo um trabalho técnico desenvolvido para chegar ao anúncio de hoje, que realiza o sonho da casa própria de tantas famílias”, comenta o deputado. Ele agradece ao ministro por atender ao seu pedido e ainda ao secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, por agilizar as tratativas do empreendimento. “Também cumprimento o presidente da Cohagra, Ernani Neri, e toda a sua equipe, pelo trabalho conjunto, pela dedicação e por confiarem a mim essa missão”, finaliza. 

O ministro Rogério Marinho agradeceu ao parlamentar pelo seu trabalho e ressaltou “que é importante que toda a população de Uberaba e Minas Gerais tenham conhecimento”. De acordo com o ministro, o Brasil tem hoje 100 mil unidades habitacionais paradas, sendo que 40 mil foram retomadas em 2020, incluindo as do Parque dos Girassóis IV. “Esse é um trabalho que estamos fazendo diuturnamente porque entendemos a necessidade do cidadão de ter a sua casa própria”, destacou.

CEMEI– Franco Cartafina também foi o responsável pela liberação de 50% dos recursos para o início das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) do Parque dos Girassóis IV, junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A pedra fundamental da obra, que está orçada em R$ 2,5 milhões, foi lançada no final de outubro. O CEMEI faz parte do programa Pró-infância Tipo I e oferece estrutura para atendimento a 376 crianças em dois turnos, com 10 salas de estudo e uma sala multiuso. A unidade de ensino será construída em área na Rua Otaviano Francisco da Silva.