O deputado federal eleito pelo PHS-MG, Franco Cartafina, vereador na cidade mineira de Uberaba, é um dos 36 líderes RAPS-Rede de Ação Política pela Sustentabilidade eleitos em 2018. No ano passado, Franco integrou o grupo de políticos com mandato selecionados em todo o país para ser um dos seus Líderes, por reunir as qualidades que compõem o perfil de líder desejado, ou seja, vocacionado para atuar diretamente na política institucional, comprometido com a ética, transparência e os valores da sustentabilidade.

Ao todo, as lideranças RAPS receberam 26 milhões de votos e entre as 36 eleitas, estão três senadores, dois governadores, 16 deputados federais e 15 deputados estaduais.  Durante os encontros, a rede reiterou que busca a excelência de pessoas que querem fazer uma política nova, decente, realmente em prol do coletivo, além de defender os princípios éticos que devem nortear a política. Para a RAPS, os que votaram em suas lideranças acreditam na construção de um país mais ético, justo e sustentável.

 

Sobre Franco Cartafina
Franco Cartafina Gomes tem 32 anos, é natural de Uberaba (MG). Concluiu o ensino médio na Silver Heights Collegiate, na cidade de Winnipeg no Canadá. Formado em Direito com pós-graduação em Gestão Jurídica Pública. Começou sua militância política no Movimento Estudantil e elegeu-se vereador pela primeira vez em 2012. Reeleito em 2016, foi o mais votado da cidade. É o vereador mais jovem da Câmara de Uberaba. É líder RAPS-Rede de Ação Política pela Sustentabilidade. No dia 7 de outubro de 2018, Franco foi eleito deputado federal pelo PHS, com 53.390 votos, sendo 44.078 em Uberaba e 8.682 na região. É neto materno do médico e ex-prefeito de Uberaba, Silvério Cartafina, e da ex-vereadora Teresinha Cartafina; e neto paterno do pecuarista Nenê Gomes e Bernadete de Freitas Gomes. É filho do engenheiro e leiloeiro Eduardo Gomes e da economista e empresária Ana Keyla Cartafina, irmão da publicitária Sophia Cartafina Gomes Fontes, e noivo da arquiteta Maisa Lemos.