Preocupado com a precariedade do atendimento à população por parte do INSS, ontem (07), o Deputado Federal, Franco Cartafina, usou a tribuna da Câmara Federal para conclamar os colegas deputados, a buscar melhorias para reestruturar o órgão. Franco lembrou que para muitos brasileiros, os benefícios recebidos via instituto, são os únicos meios de subsistência. A falta de estrutura, lembrou ele, também tem feito com que os servidores entrem em greve, o que prejudica diretamente ao cidadão.

“Para além da dificuldade dos servidores do INSS, temos que olhar para os cidadãos que buscam naquele órgão um meio digno de sobreviver. E são afetados, principalmente, aqueles de menor renda, pessoas simples, muitas vezes até leigas no que tange ao conhecimento de seus direitos, trabalhadores rurais, entre outros. Tem gente que espera uma vida inteira para usufruir da sua contribuição, mas quando precisa não consegue. Temos que nos unir e tentar rever essa situação, que é absurda”, destacou.

O deputado lembrou ainda, que não é raro, um benefício ser liberado, e a pessoa já ter falecido. Outro problema, diz respeito ao uso de tecnologia, já que tem pessoas com dificuldades para usar o aplicativo. “O tempo que um brasileiro, que está precisando, perde para acessar aquele que é seu de direito, não é razoável. Pois estamos falando de pessoas que precisam do dinheiro para colocar comida na mesa. O sistema é precário. Isso não é justo”, disse Franco Cartafina.

O INSS é o responsável por atender a população, assegurando seus benefícios em caso de incapacidade, idade avançada, tempo de serviço, desemprego involuntário, encargos de família, reclusão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente.