Em Brasília nesta terça-feira, dia 14, o Deputado Federal Franco Cartafina, que é membro da Comissão de Viação e Transportes (CVT), esteve acompanhando a movimentação dos fretadores colaborativos, que pediam a aprovação do PL 148/20, que permite que pessoas físicas prestem serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, em regime de fretamento mediante autorização do Poder Executivo.
“A ANTT tem que deixar o povo trabalhar. São pessoas de bem que trabalham com aplicativo nos ônibus. Não dá para a agência atrapalhar esse meio de transporte democrático e essa oportunidade para a população. As pessoas têm que ter liberdade de escolha”, disse ele.
Ainda segundo o deputado, ele está na CVT para defender as inovações que o sistema online vem trazendo.
“Eu já usei, tem muita gente usando e queremos que muito mais pessoas tenha acesso a esse sistema democratizado. Óbvio que respeitando a legislação, cumprindo suas obrigações de segurança e todas as outras questões que precisam ser colocadas. Mas não podemos permitir que legislações venham burocratizar e não dar oportunidade para a população, que quer um serviço seguro, de qualidade e com um preço cada vez mais justo e democrático. E é justamente a concorrência que faz isso”, afirmou Franco Cartafina.
Cabe lembrar que desde sua época de vereador em Uberaba, o deputado defende o transporte por aplicativo, tendo participado ativamente nas tratativas e manifestações junto à prefeitura. Atualmente, mais de cinco mil profissionais estão cadastrados nos plataformas de aplicativos no município. São profissionais que dependem exclusivamente desta renda, ou que a usam para complementar a renda familiar.
O PL 148/20 foi retirado da pauta de hoje, mas tramita em caráter conclusivo pelas Comissões de Viação e Transporte e Constituição e Justiça e de Cidadania.