O Corpo de Bombeiros de Uberaba vai receber Equipamentos Autônomos de Proteção Respiratória (EAPR´s), utilizados por equipes de salvamento nas operações realizadas em lugares onde há a falta de oxigênio no ambiente, presença intensa de fumaça ou de gases tóxicos. O recurso para aquisição, no valor de R$ 309.532,00, foi indicado pelo deputado federal Franco Cartafina (PP/MG).
“Equipar o Corpo de Bombeiros é contribuir para salvar vidas. Tomei conhecimento da necessidade deste equipamento específico, fundamental para dar segurança aos profissionais, e fui buscar o recurso. Agora vou trabalhar para que seja empenhado e liberado em breve”, explica o parlamentar.
Após a indicação, a documentação para empenho do recurso será avaliada pelo Ministério da Justiça. A expectativa é que o valor seja suficiente para adquirir sete conjuntos do EAPR, dependendo da variação do dólar. Esse é um equipamento de ar comprimido autossuficiente, também conhecido como máscara autônoma ou PA, e que inclui máscara facial, válvula de demanda, regulador de pressão, suporte com cinto e arreios e cilindro de ar comprimido respirável. Ele possui dispositivos que informam quando a reserva de ar está acabando.
Alguns modelos oferecem a opção da possibilidade de instalação de uma ou mais máscaras para utilização pelas vítimas. Ele oferece total mobilidade ao profissional e uma boa autonomia de tempo para as atividades de combates a incêndio, salvamentos e atendimento às emergências químicas.