Uma frente parlamentar mista pela valorização do setor sucroenergético foi lançada na quinta-feira, 30, durante simpósio sobre o RenovaBio na Câmara dos Deputados, em Brasília. O ex-secretário de Agricultura de São Paulo e deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania/SP) será o coordenador dessa bancada, que tem como vice-presidente o deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade/PE) e como secretário geral, o deputado federal Franco Cartafina (PP/MG). A Frente tem o propósito de mobilizar e somar esforços no Congresso Nacional para discutir e propor medidas e políticas públicas que garantam a estabilidade e a previsibilidade do setor sucroenergético.

O trabalho da Frente é pautado pela relevância da cadeia sucroenergética para o País. As mais de 400 unidades industriais e os quase 70 mil produtores independentes de cana-de-açúcar que integram o setor são responsáveis pela geração de mais de 1 milhão de empregos diretos, distribuídos por cerca de 20% dos municípios brasileiros.

Além disso, somam-se a esses expressivos benefícios socioeconômicos os seus inegáveis ganhos ambientais. Desde o seu cultivo até o consumo de seus produtos finais, o setor da cana-de-açúcar possui um papel determinante na mitigação das emissões dos gases do efeito estufa, contribuindo também para a melhoria da saúde pública nos grandes centros urbanos.