Comemoração de 90 anos da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco superlotou o Cine Teatro Municipal Vera Cruz, em Uberaba, nesta segunda-feira, 22. O diretor da escola, José Augusto da Silva Queiroz, e demais professores e integrantes da diretoria receberam o vereador Franco Cartafina, deputado federal eleito, convidado para compor a mesa de autoridades ao lado da superintendente de Políticas Públicas para a Juventude, Rochelle Gutierrez Bazaga; do ex-superintendente Regional de Ensino, professor José Thomaz da Silva Sobrinho, que foi diretor da escola, entre outros.
A escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco é uma das escolas mais antigas de Uberaba. A história começa junto com a da antiga Escola Normal (escola voltada para o magistério), criada no fim do século 19, aproximadamente em 1881 e instalada em 1882. A Escola Normal passou por alguns períodos de fechamento, devido à falta de verba. Mudou de endereço algumas vezes até chegar ao prédio atual e se transformar em Castelo Branco (nome que homenageia um dos presidentes do regime militar brasileiro). O projeto arquitetônico do prédio tem assinatura de Oscar Niemeyer. São oficialmente 90 anos levando educação e formando personalidades uberabenses.
Na trajetória da Escola Castelo Branco há destaques que ficaram na história, como o 2º lugar do Enem entre todas as escolas públicas de Uberaba, em 2011; os alunos Julia Campos e Nícolas de Oliveira foram vencedores nacionais do concurso Cientista por um Dia, da NASA, em 2013 e, atualmente a escola tem bom desempenho, regularmente, tendo seus alunos ganhado provas, olimpíadas de raciocínio lógico, como a OBMEP-Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.