Deputado federal Franco Cartafina (PP-MG), protocolou na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 02, pedido ao Ministério da Educação para que se amplie o prazo de inscrição e de isenção de pagamento e o adiamento da realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2020.
Edital divulgado no dia 31 de março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estabelece que a inscrição ao exame será feita entre os dias 11 a 22 de maio, enquanto que a aplicação das provas ficará para os dias 1º e 8º de novembro, no caso de edições impressas, e 11 e 18 de outubro, para aqueles que optarem pela edição digital.
Franco Cartafina explica que o isolamento adotado como medida de prevenção ao coronavírus alterou completamente a rotina dos estudantes brasileiros, principalmente daqueles com dificuldades financeiras e que não contam com estrutura capaz de manter os estudos por meio do ensino à distância.
Segundo dados colhidos através de questionários feitos pelo Inep, um em cada três estudantes (33,5%) que tentaram vaga no curso superior, nos últimos cinco anos, por meio do Enem, não tem acesso à internet e a dispositivos, como computador ou celular, que permita, por exemplo, aprender por meio de educação a distância.
“É importante salientar que, para muitos alunos, o Enem é a principal porta entrada ao ensino superior. Somente na rede pública, são 38 milhões de alunos afetados com a interrupção das aulas; muitos destes não possuem condição em dar prosseguimento aos estudos online. Espero que o Ministério da Educação se sensibilize nesse momento conturbado e adote as sugestões enviadas”, pontuou o deputado.