O deputado pediu a união dos parlamentares na busca de uma solução
Fazendo uso ontem (16), da tribuna da Câmara Federal, o deputado Franco Cartafina, falou sobre o anúncio da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), de uma nova taxa na conta de energia do povo brasileiro, a partir de 2023. A nova taxa seria para cobrir financiamentos feitos em 2021, devido à crise hídrica que afetou o país.
O deputado federal, que tem lutado incansavelmente pela extinção da atual tarifa de escassez hídrica, que está acima da bandeira vermelha e acrescenta mais de R$ 14 na conta de energia, afirmou que a decisão da Aneel é lamentável e impactará diretamente na vida das famílias brasileiras, que já estão sobrecarregadas.
“Metade de Minas Gerais ficou debaixo d’água e nossos reservatórios estão com volumes consideráveis. E ainda assim, estamos pagando a tarifa de escassez hídrica. Agora, no Dia do Consumidor – que foi no último dia 15 -, a Aneel divulga essa nova cobrança. Parece brincadeira de mau gosto”, afirmou Franco Cartafina.
O deputado federal conclamou os colegas deputados para juntar forças, debater o assunto e buscar alternativas para que o povo não pague essa conta. “Não vai atingir apenas Minas Gerais, mas o Brasil todo. Temos que nos unir em torno desta pauta”, finalizou.