Uberaba terá mais uma edição do programa Estação Juventude 2.0, que vai beneficiar mais de 3 mil jovens no município com oficinas profissionalizantes e ainda nas áreas de cultura, educação e esporte. O recurso de R$ 280 mil para viabilização do programa é de emenda do deputado federal Franco Cartafina (PP/MG) e já está empenhado. O convênio entre o município e a Secretaria Nacional da Juventude, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, foi assinado no início deste mês.

“Desde o meu primeiro mandato de vereador, a juventude é uma prioridade. Sempre defendi projetos que invistam na capacitação do jovem e que também contribuam para o desenvolvimento de suas habilidades nas mais diversas áreas. E o Estação Juventude contempla tudo isso ao oferecer a eles a oportunidade de aprender e se aperfeiçoar com as várias oficinas oferecidas”, explica Franco Cartafina. Ele ressalta que a realização das duas primeiras edições do programa em Uberaba também foi resultado de seu trabalho junto ao governo federal, quando ainda era vereador.
O programa Estação Juventude tem como público alvo os jovens de 15 a 29 anos e é um espaço de aprendizado e de interação, com o desenvolvimento de atividades de educação, protagonismo, cultura e profissionalizantes. Entre as oficinas oferecidas estão de desenho artístico, teatro, rádio, produção de contos, marcenaria criativa, empreendedorismo, dança de salão, produção cultural, informática, mídias sociais, espanhol, inglês e português instrumental, entre outras.

A terceira edição vai oferecer 22 oficinas, que vão acontecer semestralmente ao longo de dois anos, e também vai contar com fóruns de discussão, eventos voltados para o protagonismo do jovem e as políticas públicas para a juventude, e atividades de inclusão e acesso à rede de informações. A previsão é que a programação inicie em março de 2021. Nas duas primeiras edições, o programa ofereceu 30 oficinas diferentes.
Uberaba é um dos poucos municípios do país que oferece o programa Estação Juventude 2.0. As oficinas acontecem no Centro Municipal de Educação Avançada do bairro Abadia.