Vinte leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI Adulto Tipo II para o tratamento da COVID-19 serão habilitados no Hospital Regional José de Alencar, em Uberaba. Notícia foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (9). As habilitações são temporárias e ocorrerão por três meses, podendo ser prorrogadas. Finalizada a situação de emergência de saúde pública, decorrente do Coronavírus, essas habilitações poderão ser encerradas a qualquer tempo.

O deputado federal Franco Cartafina esclarece que os recursos provenientes do Ministério da Saúde são para custeio das UTIs e serão pagos em parcela única no valor de R$ 2.880.000,00 ao Fundo Municipal da Saúde.

“Diante da atual realidade, a Prefeitura estava custeando os leitos. Os recursos federais serão investidos para manutenção desses leitos o que dará um respiro para as despesas que estão sob a responsabilidade do Município”, explica o secretário de saúde de Uberaba, Iraci Neto.

“A habilitação de mais 20 leitos de UTI é resultado de um esforço conjunto da Secretaria Municipal de Saúde, com sua competência técnica e encaminhamento de toda a documentação necessária e de nossa intervenção política em Brasília, junto ao Ministério da Saúde. Com esses leitos em funcionamento, ficamos mais tranquilos para atender a população não só de Uberaba, mas também dos outros 27 municípios acolhidos pelo Hospital Regional, nesse período de pandemia”, pontua Franco Cartafina.