O edital para a nova licitação da BR 262 tem previsão de ser publicado em outubro de 2022, de acordo com informações da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre (SNTT), do Ministério da Infraestrutura. O deputado federal Franco Cartafina (PP/MG) participou de reunião on-line com o coordenador-geral de Concessões Existentes e Delegações da SNTT, Alessandro Reichert, para detalhar o cronograma da nova concessão, nesta terça-feira (13).

“Desde que a atual concessionária fez o pedido de relicitação e abriu o caminho para uma nova concessão, estamos acompanhando os trâmites junto ao Ministério para manter a população informada. Sabemos que é um processo demorado, mas a expectativa é que a nova concessão entregue uma rodovia segura para os usuários e com a tão esperada duplicação”, disse o deputado.

O pedido de relicitação foi protocolado pela concessionária Triunfo Concebra em março e, de acordo com o diretor da SNTT, ele foi admitido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 22 de junho. O próximo passo é a qualificação desse pedido pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal, o que autoriza a celebração de um termo aditivo com a atual concessionária. A expectativa é que esse decreto seja publicado até o final de agosto. 

Paralelamente, os estudos para a nova concessão da rodovia também estão em desenvolvimento e, segundo o diretor, a previsão é que estejam concluídos no mês de dezembro. “Estamos mudando o modelo de concessão para evitar que situações como a da BR 262 ocorram novamente”, afirmou. De acordo com ele, as audiências públicas para a nova concessão devem ocorrer no início de 2022 e a expectativa é que o edital seja publicado em outubro.

“Vamos seguir acompanhando o cronograma e verificando o passo a passo para chegarmos à licitação no próximo ano”, finaliza Cartafina.