O Projeto de Lei que inscreve o nome de Chico Xavier no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria (PL 2224/2019) foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A proposta é de autoria do deputado federal Franco Cartafina (PP/MG) e tramitou em caráter conclusivo, podendo seguir para a análise do Senado, se não houve recurso para a votação pelo Plenário. O parecer favorável ao PL foi apresentado na reunião da CCJC nesta semana, pela relatora da matéria, a deputada Erika Kokay (PT/MG).
“Chico Xavier é referência mundial pelo seu trabalho como médium e pelo empenho em auxiliar os mais necessitados durante sua vida. Inclusive, ele foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. A inclusão do seu nome no Livro dos Heróis é um reconhecimento à sua dedicação ao próximo e à sua relevância para o nosso país”, explica Cartafina. Ele recorda que ainda no seu primeiro ano de mandato fez a proposição. “Como uberabense, me sinto ainda mais honrado em contribuir com esta perpetuação do nome de Chico Xavier, que elegeu Uberaba como a sua cidade para morar e realizar a maior parte da sua missão, que inclui cerca de 400 livros psicografados”, completa o deputado.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil. Conhecido como Livro de Aço, ele encontra-se no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Francisco Cândido Xavier, conhecido como Chico Xavier, faleceu aos 92 anos em Uberaba, em 30 de junho de 2002.