O partido Progressistas, do deputado federal Franco Cartafina, dá início à preparação de suas lideranças para as eleições municipais do ano que vem. No próximo sábado, 24, a Fundação Milton Campos, órgão de pesquisas e capacitação do partido, inicia em Uberaba o projeto “Formação Progressista”, focado exclusivamente na preparação e fortalecimento de novas lideranças políticas, por meio do debate sobre os principais temas de políticas públicas da atualidade. Evento acontece a partir das 8h, no auditório Tião Silva, na Fiemg.

O “Formação Progressista” é voltado para filiados e convidados do partido, de Uberaba e região, e contará, nesta edição, com a palestra “Política e Democracia no Brasil”, de Gabriel Azevedo, professor do movimento Renova BR, que se destaca nas redes sociais pela defesa intransigente dos princípios democráticos e constitucionais da política brasileira e por iniciativas inovadoras de seu mandato parlamentar como vereador em Belo Horizonte. Na sequência, a ex-Senadora e atual secretária de Estado do Rio Grande de Sul, Ana Amélia Lemos, fala sobre “Eficiência na gestão pública”. Ana Amélia já presidiu a Fundação Milton Campos e em 2018 foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Geraldo Alckmin.

O deputado federal Franco Cartafina explica que o projeto “Formação Progressista” será concluído em julho de 2020, às vésperas do início da campanha eleitoral, e consistirá na realização de um seminário mensal com dois temas de políticas públicas, apresentados por especialistas de renome nacional, além de rodas de conversa, oficinas de ideias e excursões, tudo voltado para a melhor preparação possível dos nossos futuros candidatos a prefeito, vice e vereador. “A população quer renovação, sem dúvidas, mas também vai exigir qualidade. Percebemos que uma iniciativa como essa, de preparação consistente e de mais longo prazo, é fundamental para os futuros candidatos, que podem planejar melhor suas candidaturas sem sacrificar a vida pessoal e profissional”, avalia o deputado.

Franco Cartafina comentou também o novo momento do Progressistas em Minas Gerais, que tem o deputado federal Marcelo Aro como presidente; e ele próprio, Cartafina, como tesoureiro, membro da Executiva estadual do partido. Ambos são egressos do PHS, que não atingiu a cláusula de barreira e deve se fundir a outro partido. “O Marcelo e eu nos elegemos juntos e decidimos migrar juntos para outro partido, devido ao iminente desaparecimento do PHS, que então nos abrigava. A legenda que nos deixou mais à vontade foi o Progressistas”. Para Cartafina, o Progressistas voltará a ser protagonista na política mineira já em 2020, com o estabelecimento de metas de participação e desempenho nas eleições municipais, para chegar fortalecido em 2022, nas eleições para governador, senador e deputados.

A nova edição do seminário “Formação Progressista” ocorrerá em setembro, em data a ser divulgada.