Uberaba poderá ser a primeira cidade de Minas Gerais a receber a “Casa da Mulher Brasileira”, que consiste em um espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres em situação de violência. A viabilização desse espaço acontecerá através de emenda individual no valor de R$ 400 mil destinada pelo deputado Federal Franco Cartafina.

A Casa, que será instalada no bairro Santa Maria, é um projeto do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, do Governo Federal, e integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres, como acolhimento e alojamento por até 48h (das mulheres e seus filhos), apoio psicossocial, juizado e varas especializadas, segurança pública, Ministério Público, Defensoria Pública e serviços de saúde.

“Uma das bandeiras que temos levantado em nosso mandato é justamente a proteção da mulher e o combate à violência que elas ainda vêm sofrendo. Para que esse projeto tenha sucesso, conto com o apoio da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Uberaba e do Conselho Municipal da Mulher para que possamos nos tornar referência para as outras cidades. Nosso objetivo é que, em breve, essa casa seja inaugurada e que essas mulheres em situação de violência recebam os encaminhamentos necessários. Basta de agressões contra as mulheres!”, finalizou o deputado federal Franco Cartafina.